A Lendária Harley Davidson
Para os amantes de motocicletas, existe um nome que certamente é lembrado quando se fala desta categoria, a lendária Harley-Davidson. Ver mais
A lendária Harley-Davidson.
Para os amantes de motocicletas, existe um nome que certamente é lembrado quando se fala desta categoria, a lendária Harley-Davidson.
Ícone da cultura norte americana e atualmente um dos maiores fabricantes de motocicletas, sua história teve início em 1903, em um barracão na casa dos irmãos Arthur e Walter Davidson, no município de Milwaukee, em Wisconsin. Com 20 anos de idade, a dupla havia acabado de se associar a William S. Harley, de 21 anos, para construir um modelo de motocicleta para participar de competições.
As três primeiras motos da marca, foram produzidas nesta oficina improvisada de três metros de largura por nove metros de comprimento, cujo letreiro era possível ler “Harley-Davidson Motor Company”. Entre elas, uma foi vendida Henry Meyer, amigo de William S. Harley e Arthur Davidson. Já em Chicago, foram comercializadas outras três motocicletas da marca, pela concessionária C. H. Lang.
Porém, as vendas alavancaram apenas em 4 de julho de 1905, quando uma motocicleta Harley-Davidson venceu a “Ten Mile Open”, sua primeira competição, em Chicago. Essa vitória fez com que a marca ganhasse visibilidade, ficando entre marcas como a Indian (1901), Triumph (1902) e a L.A. Mitchell Motor Company (1903).
No ano seguinte, com as vendas em alta, eles decidiram se mudar para um armazém maior e com melhores condições de trabalho, na Juneau Avenue (avenida Juneau), em Milwaukee. Foram contratados ainda, mais cinco funcionários para trabalho em tempo integral.
Em 1907, mais um integrante da família se juntou à empresa. William A. Davidson, irmão de Arthur e Walter. Um ano depois William A. Davidson deu início a uma parceria com a venda da primeira motocicleta para a polícia de Detroit, inclusive esta parceria dura até os dias de hoje.
Em 1909, a Harley-Davidson Motor Company, com seis anos de criação, apresentou a sua primeira inovação tecnológica no mercado de duas rodas. Surgiu assim, o primeiro motor V-Twin montado em motocicletas, um propulsor capaz de desenvolver uma potência de 7 CV, potência considerável para aquela época. Em pouco tempo, o propulsor com dois cilindros dispostos num ângulo de 45 graus tornou-se um marco na história da Harley Davidson.
Em 1912 a marca conquistou vários feitos como: o início da construção definitiva da fábrica localizada na Juneau Avenue, a expansão que atingiu o marco de 200 concessionárias nos Estados Unidos e também a exportação da primeira Harley para o mercado Japonês.
Durante a 1ª “Guerra Mundial”, 1914 a 1918, a marca chegou a produzir e comercializar 17 mil motocicletas para o exército americano. O primeiro soldado a entrar em território Alemão estava pilotando uma Harley-Davidson equipada com side-car. Igual esta comercializada no site www.euqueroum.com.br.
Em 1920, com cerca de 2.000 distribuidores em 67 países, já era considerada a maior fabricante de motocicletas no mundo. Nesta mesma época, o piloto Leslie “Red” Parkhurst quebrou 23 recordes mundiais de velocidade com uma motocicleta da marca. A Harley-Davidson foi a primeira empresa, a vencer uma prova de velocidade superando a marca das 100 milhas/hora.
Porem toda grande marca passa por momentos inesperados como a morte de Walter Davidson em 1923, um dos fundadores da marca. O mesmo veio a ocorrer com William A. Davidson em 1937 e Bill Harley em 1981.
Em 1936 foi introduzido o modelo El, também conhecido como “Knucklehead”, equipado com válvulas laterais. Este que foi considerado como um dos mais importantes da história da Harley-Davidson.
Durante a 2ª “Guerra Mundial”, 1941 a 1945, a empresa forneceu novamente suas motocicletas para o exército norte-americano e seus aliados. Durante este período, foram enviadas em torno de 90 mil unidades para as forças norte-americanas. Um dos modelos desenvolvidos especialmente para o exército foi o XA 750, equipado com um propulsor horizontal com cilindros opostos, destinado principalmente para o deserto. Durante a guerra, foram comercializadas 1.011 unidades deste modelo para uso militar.
Em novembro de 1945, com o fim da guerra, voltaram a ser fabricadas as motocicletas para uso civil. E para atender a demanda crescente em 1947, foi adquirida a segunda fábrica em Wauwatosa, também no estado de Wisconsin.
Em 1953, durante as festividades que ocorreram em homenagem aos 50 anos da Harley-Davidson, foi criado um novo logo, lembrando o motor disposto em “V”, marca registrada da empresa.
Em 1957, foi lançado um dos modelos mais tradicionais da marca, o Sportster. Outro clássico a Electra-Glide foi lançado em 1965, trazendo como inovação, a partida elétrica.
Também em 1965, a Harley-Davidson deu início em sua nova fase com a entrada na bolsa. A empresa American Machine Foundry (AMF), fabricante de produtos de lazer, comprou então grande parte das ações da empresa. Com a fusão, a produção de motocicletas da marca aumentou de 15.000 para 75.000, mas este grande aumento acabou como consequência acarretando na grande diminuição da qualidade de suas motos e matéria prima.
A partir da década de 70, ocorreram uma série de mudanças que permitiram o desenvolvimento de novos modelos, que revolucionaram o mercado motociclístico mundial. Entre estes modelos, estão o Cruiser, Low Rider, Electra Glide Sport, Softail, a Dyna e a Fat Boy. Que tornaram a marca mais competitiva tanto nas pistas quanto no asfalto.
Durante os anos 80, treze executivos seniors da empresa assinaram uma carta com a intenção de compra das ações da Harley- Davidson que pertenciam à AMF, em junho deste mesmo ano a compra foi efetivada, e a partir deste momento a marca adotou a frase “The eagle soars alone” (A águia voa sozinha).
Em 1983, surgiram os Donos da Harley (Harley Owners Group – HOG), instituição que patrocinava corridas, organizava eventos e mantinha contato com os motards. Pessoas dedicadas ao motociclismo que geralmente participam de atividades com outros entusiastas.
Durante a primeira corrida organizada pela HOG em 1984, estiveram presentes 28 motards, hoje em dia existem mais de 750 mil membros.
Atualmente a Harley Davidson é referência no mercado mundial, conhecida pela sua condução, qualidade e diversidade de ofertas, a empresa possui em seu catálogo mais de 28 modelos diferentes para todos os gostos e estilos. Produzindo cerca de 280 mil motos por ano, com mais de 1300 postos de vendas espalhados em todo o mundo. A marca tem como ponto marcante o estilo e atitude de seus motards.
Gostou da história da Harley?
Incrível, não?!